Catequese Infantil

CATEQUESE

Qual o objetivo da catequese? O objetivo principal da catequese não é o saber, o objetivo principal é formar o Povo de Deus, a Igreja, a Igreja não é, em primeiro lugar, a comunidade de “sabedores”, é a comunidade de fé, esperança e caridade, é a comunidade dos seguidores de Jesus.

A tarefa principal da catequese é educar as pessoas para participar da comunidade de fé e esperança. É formar a própria comunidade e inserir as crianças/jovens/adultos nela. A catequese educa para a prática da caridade. Amai-vos uns aos outros como eu vos amei, é o mandamento de Jesus (Jo 15,12).
 A catequese existe para educar as pessoas, de modo que elas possam amar como Jesus amou.

Catequese Infantil: A catequese infantil é a porta de entrada para a comunidade cristã, para a vida na Igreja.  É a partir dela que a criança passará a ter ciência do que significa estar fazendo parte de uma comunidade. Podemos dizer também que é o primeiro passo com consciência do individuo,ou seja, a consciência da sua missão de vida na condição de seguidor de Jesus.
Aqui a criança irá se preparar para receber a Primeira Eucaristia: o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo. Para que a criança possa compartilhar disso, fazer parte da mesa como os apóstolos assim fizeram na ceia junto de Cristo, é necessário que ela seja educada na fé e possa de fato tomar conhecimento do que o Filho de Deus espera dela. É na catequese onde ela receberá as primeiras lições do Antigo Testamento para formar o seu conhecimento sobre a história do Povo Escolhido, Israel, que antecede a vinda do Salvador, do Verbo que se fez Carne para a remissão dos pecados de toda a humanidade.

A partir do Novo Testamento a criança irá conhecer a face de Jesus Cristo, os seus ensinamentos, as lições de caridade, fraternidade e amor, passando a ter a exata noção do significado, da importância de ser cristão no mundo, tornando-se um verdadeiro apóstolo de Jesus, pregando o Evangelho por todas as partes, para todas as pessoas.

Informações sobre Catequese Infantil: Duração do Curso: 02 anos (o 1º ano é chamado de Primeira Fase e o 2º ano de Segunda Fase)
Periodicidade: 02 horas por semana.

Quem pode fazer?
Crianças a partir dos 08 anos de idade e que esteja cursando a 2º série do ensino fundamental.

Material de Apoio: Durante o curso, as crianças utilizam recursos didáticos como Jogos e brincadeiras catequéticas  que auxiliam e facilitam o aprendizado.

Nome dos Livros:

1) Anuncio de uma grande Alegria (Primeira Fase).

2) Anuncio de uma grande Alegria (Segunda Fase).
3) E evidentemente a Bíblia Sagrada.

Atualmente hoje temos em torno de 100 crianças
15 catequistas na paróquia e 3 na capela N.Sra das Graças
1 catequista catequese Especial e uma auxiliar
13 catequistas auxiliar
Nossos encontros:
sábado das 14:00 hs as 16h:00 hs
Missa as 16:30 hs
No domingo Missa as 09h00min  e o  encontro de 10:00 hs as 12:00 hs
Obs. Temos uma turma de Pré catequese na paróquia e outra na capela, temos também uma turma de Catequese Especial.